QUANDO? COMO? ONDE? POR QUÊ?

20 fev
  • Quando você decidiu fazer intercâmbio?

     Não sei dizer exatamente quando eu soube o que é um intercâmbio, ou exatamente para que serve, mas foi em torno dos meus onze anos que eu decidi que quando eu ficasse mais velha ( decisão dos meus pais na verdade, se fosse por mim eu ia na hora mesmo) eu iria para um intercâmbio no ensino médio. De lá para cá, minhas idéias de como e quando mudaram muito, mas a idéia de fazer o intercâmbio prevaleceu. No final do ano passado meus pais realmente decidiram que eu merecia uma chance e então a gente foi numa agência, e a partir de então é oficial, eu vou.

 

  • Como você convenceu os seus pais?

     Acho que na hora de convencer os pais o que conta mesmo é persistência e mostrar interesse. Pesquise na internet, comente com eles, faça apresentações de powerpoint mostrando os benefícios de um intercâmbio, mostre fotos de quem foi, peça para ir em agências, vá a feiras, enfim mostre que não é uma coisa de momento.

      Não desista de primeira, a maioria dos pais a primeira vez ( e nas próximas seguintes) não se deixa convencer pelos benefícios do intercâmbio. Eles vão dizer que:

  1. ” Você é muito nova (o) !”
  2. ” É muito caro, não vou gastar esse dinheiro todo nisso!”
  3. ” Você? Sozinha(o)? Você não sabe nem fazer miojo direito, eles vão te mandar de volta na hora”
  4. ” Do outro lado do mundo? Nem pensar que você vai ficar assim longe da gente”

     E variações das afirmações acima, mas continue tentando, foram 4 anos e meio tentando convencer os meus pais, levando eles em feiras, mostrando vídeos, fazendo powerpoints e etc. Insista e veja o que acontece, mostre que você está mesmo interessado, e se você não sabe mesmo fazer miojo, aprenda, sério. 

 

  • Onde você foi? Quais agências você visitou?

     Durante esses 4 anos e meio, eu fui em quatro ou cinco feiras de intercâmbio e encontros sobre isso ( do Salão do Estudante a uma reunião sobre internatos no exterior com representantes de outros países). Nessas feiras têm milhões de agências, palestras, universidades, cursos de inglês etc etc, de todas as agências para o High School as que eu, Victoria Sampaio, achei melhores foram a Ci, a STB e a EF. Se você está indo por outra agência, ou se você conhece outra que você acha que é boa, fale porque vai ser super legal conhecer novas agências com novas propostas etc. 

     A Ci ( Central de Intercâmbio) foi a agência que eu escolhi num primeiro momento, após o intercâmbio do meu irmão, e alguns problemas com eles, decidi escolher uma outra agência.

     A STB (Student Travel Bureal ) é muito boa, a Paula e a Audrey do YouTube foram pela STB e acharam muito bom o atendimento da empresa e de todas agências, achei que eles deram as informações mais completas, falando das exigências e condições desde o início. Esta é agência que está me levando para os Estados Unidos.

     A EF (Education First) é muito boa, nela as escolas são próprias da EF, então é muito mais seguro e você sempre pode escolher onde vai ficar. Mas o preço é muito fora do orçamento, então não dava mesmo.

 

  • Por quê fazer intercâmbio? Por quê os EUA?

     Durante o intercâmbio você está sozinho, essa é a realidade, lá a sua família não vai poder te ajudar no mesmo instante, lá você não vai ter seus amigos do jardim de infância para lutar suas batalhas, lá é você contra qualquer problema. Portanto você vai ter crescer, amadurecer, aprender a viver com pessoas de verdade. Um intercâmbista que foi para o Canadá, o Lorenzo, disse que ” você é o filho que pode ser mandado embora” e é exatamente isso, se você fizer algo muito errado, você vai para a sua casa e vai ter gasto dinheiro a toa. Parece muito ruim, mas na verdade sua vida lá é um caderno em branco, você pode escolher como ela vai ser, tudo lá depende de você.

     Quando eu era menor, queria desesperadamente ir para os Estados Unidos, e na verdade essa se tornou a única opção viável, porque a variação de preço de um ano para seis meses é muito muito pequena. 

Deixe uma resposta

