Passaporte – Requerendo

20 fev

Documentação necessária ( para menores de 18 anos): 

PASSO A PASSO :

          Requerendo:

  1. Separe a documentação a cima
  2. Entre no site da Polícia Federal ( http://www.dpf.gov.br)

Image     3. Clique no link requerer passporte.

4. Se você já está com todos os documentos, clique em ” solicite a emissão do passaporte”.

Image

5. Preencha com os seus dados pessoais

Image

6. Preencha a seção ” Documentos”

OBS:

  • Você só vai prencher o campo “Certidão” SE:
    • Você é casado ( hm. acho que ainda não)
    • Você mudou seu nome
    • Você têm menos de doze anos e não quer levar o RG
  • Se você nuca tirou um passaporte, selecione essa opção lá embaixo ( meu irmão esqueceu de colocar).

Image

7.Preencha os dados complementares

Image

8. Defina o local de atendimento, uma vez escolhido já era, é meio complicadinho para mudar. Nos shoppings demora mais que no Departamento da Polícia Federal, mas em compensação é bem mais prático:

Image

9. Depois é só clicar em enviar epronto. Vai aparecer um documento para você imprimir comprovando que você requeriu o passaporte ( IMPRIMA, SÉRIO, você vai usar para marcar o agendamento) e a GRU.

OBS :  O que é a GRU?

R: GRU ( Guia de Recolhimento da União ) é uma taxa que você tem que pagar para poder fazer o passaporte. É bom que você pague o mais cedo possível, mas ela têm uma validade de mais ou menos três semanas a partir do dia que você requereu o passaporte, ela é de mais ou menos R$150,00. Você tem que levar o comprovante de pagamento da GRU quando você for fazer o passaporte.

Agendando:

  1. Clique em ” Agendar atentimento” no site da polícia federal

Image

2. Preencha os dados pedidos

OBS:

  • Coloque o CPF do responsável. ( porque você é menor)
  • O número do protocolo é o que aparece no documento de requerimento ( que você deve ter imprimido junto da GRU).

3. Escolha a data e a hora,

OBS: Se você vai tirar o passaporte com mais alguém ( exemplo, você e sua mãe) marque o seu e confirme e CORRA para pegar o horário seguinte. Eu marquei o do meu irmão ás 7:55 para marcar o meu um pouco antes as 7:35, mas na hora que eu fui marcar o meu, alguém já tinha pego o meu horário então eu tive que ficar para 13:40. Sério, corra.

4. Imprima os detalhes do agendamento.

Image

Se você como eu for de São Paulo e escolher o núcleo de passaportes da polícia federal, na Lapa, o prédio fica pertinho da Marginal Tietê.

Image

Deixe uma resposta

